VASCO x LA ‘U’

Valendo!

Kick Off 5

12/09/2011

Iniciou a 5ª edição do Kick Off – Futebol, Jornalismo e Business.

Essa edição prova que o Kick Off veio pra ficar como um curso regular, com edições contínuas e atualizadas na medida certa para acompanhar as mudanças ocorrem no universo do futebol.

Já na 1ª aula, a 1ª novidade: Eduardo Cecconi dando aula (literalmente) sobre análise táticas.

Para aqueles que achavam que estava tudo garantido, chegou a hora de ver quem é quem na arte dos palpites.
Estamos chegando na reta final do curso e, consequentemente, do bolão.
Todos sabiam desde o início que o Bolão do Kick Off não era um bolão comum. Sabiam, desde o início que tudo poderia acontecer. Sabiam que o sabiá sabia assobiar…(não podia perder a piada…)
Pois bem, aconteceu:
Essa é a última rodada do bolão. O vencedor sai na segunda-feira, dia 11.07 antes de começar a aula do Avancini, aula essa que vai encerrar o curso.
Bueno, para fechar com chave de ouro, teremos 6 jogos ao invés de 4. E, não bastasse isso, a pontuação será dobrada. Ou seja, quem acertar na bucha, faz 6 pontos, quem acertar o time vencedor ou que o jogo deu empate, leva 2 pontos.
Os jogos são da 2ª rodada da Copa América.
Boa sorte a todos!!Se puxem!!

Argentina x Colômbia
Bolívia x Costa Rica
Peru x México
Uruguai x Chile
Brasil x Paraguai
Venezuela x Equador

Por: Fernando Costa de Sousa

Eu e a patroa decidimos comemorar o Dia dos Namorados em Curitiba, aproveitando para visitar uns amigos que moram na capital paranaense. Desnecessário dizer que inclui no roteiro “romântico” uma visita à Arena da Baixada. Os objetivos eram: conhecer o “estádio mais moderno da América Latina” (visita bastante recomendada pelo gerente executivo de marketing, Paulo César Verardi, em sua aula no Kick-Off da Perestroika) e, como na maioria das minhas viagens, comprar um presente futebolístico para o meu sobrinho e afilhado, de seis anos de idade.

Chegamos ao estádio por volta das 12h10 do domingo, 12 de junho. Não encontramos, de imediato, alguém que pudesse dar informações, mas conseguimos algumas com o dono (supostamente) de uma lancheria instalada na própria Arena. Encontramos, finalmente, um segurança. Ele explicou que as visitas ocorriam a cada hora, até quatro horas antes das partidas. Perfeito! Haveria jogo no dia em questão (Atlético-PR x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro), mas ele estava marcado para às 18h30, ou seja, quase seis horas e meia depois da nossa chegada.

Visita improvisada

O segurança acrescentou, no entanto, que a última visitação havia começado às 12h, que as pessoas que conduziam os visitantes almoçariam a partir das 13h e que, portanto, não haveria mais possibilidades de se conhecer a Arena da Baixada naquele dia. Questionamos os horários, até porque havíamos encontrado um folder oficial do Atlético-PR “documentando” que as visitas, de fato, eram organizadas até quatro horas antes das partidas. Decidimos não iniciar uma discussão com o segurança e fomos ao departamento de “informações turísticas”, localizado no próprio estádio: portas fechadas, apesar de um aviso informar que o setor funcionava das 9h às 17h. Ligamos para dois números de telefone, mas ninguém atendeu.

Inconformados, saímos caminhando pelo estacionamento interno, abaixo das cadeiras, com o próposito de ou encontrar a última leva de visitantes e acompanhá-los a partir dali ou dar um jeito de pelo menos conseguir visualizar o interior do estádio. Encontramos uma porta com placas dizendo “vestiário das cheerleaders” (sério!) e “vestiário dos aspirantes” (acho que era isso). Entramos e, alguns metros depois…, estávamos dentro da famosa Arena da Baixada!!!

Antes que fossemos expulsos, nos apressamos para tirar fotos. Mas não havia razão para se preocupar, pois não fomos incomodados por ninguém – na verdade, nós é que tivemos o cuidado de não atrapalhar os profissionais que trabalham nos preparativos para (supostamente) a transmissão do jogo. No final das contas, a nossa visita improvisada incluiu as salas de imprensa e de aquecimento e o vestiário do clube visitante (e daria tranquilamente para visitar o do time da casa). Tudo muito bacana!

Compra frustrada

Com o primeiro objetivo atingido, fomos comprar o citado presente futebolístico para o meu sobrinho. A Roberta já havia me falado que a loja estava fechada, mas acho que eu não havia prestado atenção, talvez por não acreditar que isso fosse possível em pleno dia de jogo do Atlético-PR. Mas, de fato, a loja oficial da Arena da Baixada estava com cadeado nas portas. Como já se aproximava das 13h, deduzi que a última turma de visitantes estava terminando o seu passeio pelo estádio e que este passeio terminaria na loja – como exemplo, na Europa, a maioria quase que absoluta das visitas a atrações turísticas terminam em lojas, inclusive a do Camp Nou, estádio do Barcelona.

Enquanto aguardávamos, várias outras pessoas se aproximavam da loja, olhavam a porta trancada e as vitrines e iam embora. Finalmente, a turma de visitantes saiu por outra porta, mas se dispersou rapidamente. Identificamos uma funcionária do clube e perguntamos à ela quando a loja abriria. Resposta: 14h. Reclamamos, mas ela confirmou o horário, parecendo até meio amedrontada – tive a sensação, inclusive, de que outras pessoas já haviam reclamado do mesmo problema.

Deixei a Arena da Baixada com a decisão de comprar o presente futebolístico do meu sobrinho no aeroporto, antes do embarque para Porto Alegre. Claro que, dados os contratempos relatados acima, não seria mais uma camisa do Atlético-PR, mas do Coritiba. Infelizmente, a única loja que vendia artigos esportivos no Afonso Pena dispunha somente de camisas do Coxa em tamanhos adultos – os kits infantis estavam em falta.

Enfim, fiquei satisfeito com a visita “improvisada” à Arena da Baixada, mas o João Pedro terá que aguardar a minha próxima viagem para ter o seu presente futebolístico.

Bolão 11ª Rodada

15/06/2011

Ae pessoal,

Seguem os jogos do final de semana: